Técnicas de chute na prova da OAB

Técnicas de chute na prova da OAB

prova da oab5

É loucura supor que nossa mente retenha tudo o que estudamos. Por mais esforço e dedicação que se empregue, nosso cérebro lida com uma multiplicidade de tarefas tão grande que impossibilita a compreensão de seu funcionamento por completo.

Desafios cognitivos como a prova da OAB, exigem do aluno a capacidade de aprender o máximo possível da teoria e ainda saber utilizá-la na prática. Dificilmente, no entanto, é possível saber o conteúdo em sua totalidade. Nesse momento, destacam-se os alunos que trabalham com a inteligência emocional e com as informações disponíveis tendo em vista o acerto da questão.

Existem técnicas que podem ajudá-lo a acertar algumas respostas, sem que você tenha o panorama preciso do assunto. Veja abaixo algumas dicas para melhorar seu rendimento durante a prova através das técnicas de chute:

  1. Elimine os itens impossíveis.

A primeira coisa a se fazer ao ler um item de uma questão da prova da OAB é verificar o quão inverossímil ele é. Ou seja, você pode até não saber a resposta correta, mas elimine prontamente as impossíveis para tornar mais fácil a resolução ou posterior chute.

  1. O item que mais repete provavelmente é verdadeiro.

Atente para palavras que se repetem em muitos ou em todos os itens da questão: elas costumam conter a resposta correta. Por exemplo, para a indagação de quais as cores da bandeira do Brasil, todos os itens conteriam a palavra verde. Por este motivo chega-se à conclusão de que esta parte da informação é verdadeira.

  1. Tenha muita atenção com os itens que você julgar verdadeiro.

É de praxe colocar pequenos detalhes falsos em informações verdadeiras para confundir o aluno desatento. Mesmo quando tiver certeza da questão, releia e redobre seus cuidados.

  1. Equilíbrio entre as alternativas para chutar.

prova da oab5Quando for necessário chutar, lembre-se de que os organizadores do exame costumam manter um certo equilíbrio entre as opções de resposta. Portanto, se a questão anterior e a posterior tiverem uma resposta “A”, tente variar o chute para alguma outra letra de maneira a equilibrar as opções.

  1. O item verdadeiro costuma ser maior que os outros.

O organizador da prova da OAB necessita se precaver para que as prova da oab6questões não sejam anuladas e isso é especialmente importante para os itens verdadeiros. Geralmente, os itens verdadeiros contêm mais detalhes que o restante das opções, para que não haja dúvidas de sua veracidade e para que não sejam anulados.

Além das dicas acima, tenha sempre em mente que a técnica do chute é apenas mais um recurso. Não se abstenha de estudar, pois o aprendizado é fundamental para a técnica do chute. O que ela faz é basicamente reunir as informações que você já possui, estudando o enunciado e melhorando suas chances de acerto. Para estudar mais a fundo a técnica do chute recomendamos este artigo.

Uma ótima opção é atrelar a leitura dinâmica aos seus estudos para potencializar os resultados.

E você, já utilizou a técnica do chute?

Comente abaixo.